Projetos Aquícolas

 

INOVAÇÃO NAS OBRAS AQUÍCOLAS

O diferencial de inovação proposto nas plantas de projetos da Biofish Aquicultura, diz respeito a sistemas eficientes de uso do solo, minimização de lançamentos de resíduos, uso racional e eficiente de água em modelos de estruturas e estratégias de construção projetadas pela empresa que permitem uma economia de água que pode chegar a 30%, possibilitando com isso aumentar a área de produção do projeto com o mesmo volume de água.

Essa metodologia eleva o nível de responsabilidade ambiental do empreendimento, pois há a diminuição significante no lançamento de efluentes ao manancial, reaproveitados em outros viveiros ou em atividades paralelas, integradas a atividade aquícola. Além de proporcionar economia de água, minerais e fertilizantes e ainda possibilitar a realização de despescas em períodos secos do ano sem prejuízos hídricos.

As atividades paralelas que podem ser desenvolvidas com o uso dos resíduos são diversas e podemos citar a agricultura integrada que usaria a água residual da piscicultura para fertilização de plantas, para colheita direta ou para suporte no cultivo de gramíneas para alimentação de grandes, médios e pequenos animais. Além da água residual, rica em fósforo, nitrogênio e minerais, os sólidos dissolvidos presentes nos resíduos também poderiam ser coletados, preparados e embalados como fertilizantes de alta qualidade para posterior comercialização.

Tal metodologia já é adotada pela Biofish Aquicultura em empreendimentos mais recentes, nos Estados de Rondônia e Acre, em modelos integrados de piscicultura x horticultura e piscicultura x açaí.


ETAPAS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO AQUÍCOLA

mini-biofish Etapa Serviços
1 Visita Técnica Inicial Levantamento de Dados:

  • Qualidade de Água
  • Quantidade de Água
  • Textura do Solo
  • Topografia Visual
2 Anteprojeto Avaliação de potencial produtivo e demonstração de viabilidade técnica, econômica e financeira do futuro projeto, baseado em projeção de 5 anos de produção, com base nos dados da visita inicial.
3 Regularidade Ambiental
  1. LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA PROPRIEDADE RURAL – recolhimento de documentação para emissão de licença ambiental rural junto a SEDAM.
  2. OUTORGA DE ÁGUA – recolhimento de documentação para emissão de outorga de água junto a sedam.
  3. LICENÇAS AMBIENTAIS DA ATIVIDADE DE PISCICULTURA – Licença prévia, licença de instalação e licença de operação do projeto (incluso elaboração de Plano de Controle Ambiental- PCA)
4 Levantamento Topográfico Planialtimetria instrumental em campo e elaboração de planta do projeto em arquivo eletrônico com referencial geográfico
5 Elaboração de Projeto Peça técnica econômica financeira com detalhes da engenharia do projeto e plano de construção, além de custeio para primeiro ciclo produtivo para apresentação ao cliente e/ou agente financeiro.
6 Acompanhamento e Execução de Obras Acompanhamento e execução de obras, instalação de equipamentos e sistemas de produção e manejo.